Volta às aulas: hora de retomar a rotina

 Em Dicas

Volta às aulas - Hora de retomar a rotina - Escola GraceForam, mais ou menos, sessenta dias de férias, dois meses em que as crianças puderam aproveitar para viajar, se aventurar, brincar, e brincar muito. É o que eles fazem de melhor. Ainda bem!

As aulas estão voltando e com esse retorno é preciso que os pais e os alunos estejam preparados. Comprar uniforme e os materiais escolares, colar etiquetas com o nome, preparar a mochila, ir atrás dos livros etc. Bom essa é só uma parte da preparação. Mas existem outras coisas que também precisam ser pensadas. E a principal delas é referente ao horário.

Acertando os ponteiros

Durante as férias, o tempo das crianças é outro. Podem dormir e acordar mais tarde. Vão para praia e piscina, se cansam muito e dormem a tarde. Dormem na casa dos amigos e ficam acordados pela madrugada. Enfim, uma grande bagunça. Uma delícia.

Durante o ano letivo, é muito importante que as crianças (e os papais) tenham um horário bem definido para cada coisa. Pensem na dinâmica da casa para definir conjuntamente esses horários. Qual horário é preciso levantar para dar tempo de se arrumar e tomar um bom café da manhã? E qual é o horário do jantar e do banho? A criança precisa estar na cama até que horas?

Não dá pra negar, colocar as crianças nos trilhos depois de dois meses de férias não é a tarefa mais fácil, mas precisa ser feita. Isso vai ajudá-la, para que esteja descansada e tenha um bom rendimento durante as aulas. Também ajuda os pais, pois conseguem organizar melhor suas atividades, conciliando a rotina escolar dos filhos com a sua rotina profissional.

Use aquele “jeitinho” especial

É muito comum que os pequenos fiquem resistentes para entrar novamente na rotina. Não vão querer dormir cedo, vão fugir do banho e das refeições. E é natural. Afinal, são crianças. E se os pais forem dar bronca para cada vez que a criança não aceitar uma ordem, não farão outra coisa na vida.

Por isso, para retomar a rotina da volta às aulas com as crianças, procure ser lúdico. Se ela não quer ir para o banho, que tal apostar uma corrida com ela até o banheiro? Se ela não quer dormir, que tal comprar um livro com uma nova história para ler com ela na cama? Assim as coisas funcionam bem melhor e todo mundo sai ganhando. 🙂

Posts recomendados

Deixe um comentário

O que fazer nas férias com as crianças em casa - Blog GraceLeitura para crianças