O Brincar

 Em Notícias

Os Eixos que norteiam o trabalho na Educação Infantil na Escola Grace são as interações e o brincar, porém, a brincadeira na infância não é vista pela maioria dos adultos como uma atividade essencial para o desenvolvimento de uma criança.

Uma pesquisa realizada aqui mesmo no Brasil apontou que apenas 19% dos entrevistados acreditam que brincar é uma atividade fundamental para crianças de até 3 anos. A maioria das pessoas dizem que a brincadeira é um simples passatempo e que privar a criança dessa atividade não traz consequências.

A brincadeira é sim uma atividade fundamental para qualquer criança. É através do brincar que os pequenos conseguem interagir e se relacionar com o mundo. As descobertas e as relações acontecem através da brincadeira.

Não é por acaso que a brincadeira é um direito da criança previsto na lei do Marco Legal da Primeira Infância. Essa mesma lei diz que além de brincar, as crianças têm direito ao sono e à alimentação. Isso é para se ter uma ideia de como brincar é fundamental.

O Brincar - Escola Grace

Na Escola Grace, a brincadeira é uma prioridade. Acreditamos que as crianças aprendem e se desenvolvem melhor quando brincam e interagem com seus pares. Para Vygostsky, uma forte referência da pedagogia contemporânea, o brincar está intimamente ligado à aprendizagem, pois para a criança, brincar é aprender. O lúdico torna-se uma ferramenta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem, pois estimula a autoestima e auxilia no desenvolvimento das relações de confiança consigo e com os outros.

Abaixo, enumeramos uma lista com alguns motivos que nos fazem investir tanto no brincar:

brincar_escola-grace

1. Durante os momentos lúdicos, temos a oportunidade de conhecer mais sobre as crianças: o que elas sabem, como se sentem e a maneira que se comportam diante de um desafio. Características como essas só podem ser captadas através das brincadeiras;

2. Na brincadeira, a criança está em constante aprendizado. Seja conhecendo novos objetos e seus usos possíveis (e impossíveis), ou na riquíssima relação social que se dá com os colegas, com os objetos e adultos durante esses momentos;

3. Quando os pais brincam com seus filhos, ocorre o fortalecimento dos vínculos, algo fundamental para os pequenos. Afinal, os pais são incluídos no mundo do faz-de-conta e ganham muita força na imaginação dos filhos, fazendo com que os laços entre eles fiquem ainda mais fortes;

4. Ao Brincar a criança imita situações de seu cotidiano, facilitando o aprendizado e ativando sua criatividade, ou seja, contribui diretamente para a construção do conhecimento;

5. Nesses momentos a brincadeira leva a criança para novos espaços de compreensão que a encorajam a prosseguir, a crescer e a aprender.

Viu como o brincar é importante para o seu filho? Na Escola Grace, nós levamos a brincadeira a sério. Aqui seu filho pode se desenvolver de modo saudável e feliz, e o mais importante, nunca esquecendo dos princípios cristãos. Entre em contato e agende uma visita. Toda a nossa estrutura é pensada para que as crianças possam brincar e se divertir enquanto aprendem.

Posts recentes

Deixe um comentário