Lição de Casa é Importante

 Em Notícias

Acreditamos que a lição de casa além de ser uma oportunidade do aluno aprimorar o seu conhecimento e sua responsabilidade, é um momento para administrar melhor o seu tempo, assim como desenvolver o hábito de estudo. Entretanto, esse não é um processo que acontece sozinho e que depende só do aluno. É preciso que todos os envolvidos no processo escolar do aluno estejam sintonizados com essa ideia.

Sabemos que quem precisa estudar e fazer a lição de casa é o aluno, mas isso não significa que a responsabilidade seja apenas dele. Trata-se de um processo em que pais e professores devem se implicar. Caso contrário, são grandes as chances do aluno achar a lição chata e cansativa.

Entendemos que a lição de casa não pode ser uma simples repetição do que foi feito em sala de aula. Afinal, não tem nada de desafiador apenas repetir aquilo que ele já fez. Por isso, procuramos selecionar tarefas complementares ao que foi ensinado em sala de aula de modo a potencializar o que foi ensinado na escola para que, posteriormente, o conhecimento se mantenha na memória de longa duração do aluno.

Os pais devem se atentar no momento em que seu filho realiza a tarefa de casa. Isso não quer dizer que precisam fazer por eles, arrastando-os ou que precisam pressioná-los, empurrando-os. Ao contrário, devem caminhar lado a lado, acompanhando, incentivando e orientando: perguntar se a tarefa já foi feita ou não, olhar como o filho resolveu as questões, fazer perguntas que possam ampliar suas respostas e, é claro, elogiar o esforço e a dedicação dos filhos.

Lição de Casa - Escola Grace

Lição de Casa - Escola Grace

Veja agora 5 dicas que podem contribuir no momento da lição de casa:

1. Estabeleça um horário e um local tranquilo para seu filho realizar as tarefas, longe de distrações.
2. Faça uma lista com a ordem em que serão feitas as atividades e vá riscando quando for concluindo.
3. Comece pelas atividades mais importantes ou mais difíceis.
4. Quando houver muita tarefa, faça um intervalo de 15 minutos para descansar.
5. Se a tarefa for realizada em menos de 30 minutos, complemente seu horário de estudo com uma leitura diária ou jogo matemático.

Quando os pais ajudam na lição de casa, os estudantes sentem que não estão sozinhos e vão melhor na escola. Além disso, acompanhar os filhos na lição de casa, é o caminho mais sólido para avaliar o desempenho de ambos: escola e aluno. A Escola Grace acredita que a lição de casa pode ser uma ótima forma de preparar os alunos para que sejam pessoas responsáveis no futuro. Entre em contato e agende uma visita para conhecer nossa estrutura e salas de aula.

Posts recentes

Deixe um comentário