Razões da Importância da Lição de Casa.

em Dicas

Acreditamos que a lição de casa, além de ser uma oportunidade do aluno aprimorar o seu conhecimento e sua responsabilidade, é um momento para aprender a administrar melhor o seu tempo, bem como desenvolver o hábito de estudar. Entretanto, esse não é um processo que acontece sozinho e que depende só do aluno. É preciso que todos os envolvidos no processo escolar estejam sintonizados com essa ideia.

Sabemos que quem precisa estudar e fazer a lição de casa é o aluno, mas isso não significa que a responsabilidade seja apenas dele. Trata-se de um processo em que pais e professores devem se implicar. Caso contrário, são grandes as chances da lição se tornar chata e cansativa.

Entendemos que a lição de casa não pode ser uma simples repetição do que foi feito em sala de aula. Afinal, não tem nada de desafiador apenas repetir aquilo que ele já fez. Por isso, procuramos selecionar tarefas complementares ao conteúdo, de modo a potencializar o que foi ensinado na escola para que o conhecimento se firme na memória de longa duração do aluno.

Os pais devem se atentar na importância da lição de casa no momento em que seu filho a realiza. Isso não quer dizer que precisam fazer por eles. Ao contrário, devem caminhar lado a lado, acompanhando, incentivando e orientando: perguntar se a tarefa já foi feita ou não, olhar como o filho resolveu as questões, fazer perguntas que possam ampliar suas respostas e, é claro, elogiar o esforço e a dedicação dos filhos.

Importância da lição de casa - Escola Cristã Grace

Veja agora 5 dicas que podem contribuir e mostrar a importância da lição de casa:

1. Estabeleça um horário e um local tranquilo para seu filho realizar as tarefas, longe de distrações.
2. Faça uma lista com a ordem em que serão feitas as atividades e vá riscando quando for concluindo.
3. Comece pelas atividades mais importantes ou mais difíceis.
4. Quando houver muita tarefa, faça um intervalo de 15 minutos para descansar.
5. Se a tarefa for realizada em menos de 30 minutos, complemente seu horário de estudo com uma leitura diária ou jogo matemático.

Quando os pais percebem a importância da lição de casa e colaboram, os filhos sentem que não estão sozinhos e a tendem a terem um melhor desempenho. Além disso, acompanhar os filhos é o caminho mais sólido para avaliar o desempenho de ambos: escola e aluno.

Na Escola Grace, nós levamos a lição de casa a sério. Aqui seu filho pode se desenvolver de modo saudável e feliz, e o mais importante, nunca esquecendo dos princípios cristãos. Entre em contato e agende uma visita. Toda a nossa estrutura é pensada para que as crianças possam brincar e se divertir enquanto aprendem.

Confira também nosso instagram e facebook!