Leitura: Um hábito a ser desenvolvido desde pequeno

 Em Dicas

É sempre a mesma coisa, o bebê chega ao mundo sabendo mamar, chorar, respirar e nada mais. Exageros à parte, nós precisamos ensinar tudo para eles: andar, comer, falar, brincar e até dormir. Quem tem filho sabe que dormir também é algo que se ensina, por incrível que pareça.
E por falar nisso, também tem outra coisa que é muito bom que as crianças aprendam desde pequenas: o hábito pela leitura. As vantagens que uma criança que lê são tantas, que vamos apenas citar as principais:

Benefícios da leitura:

– A leitura se torna um hobby;

– Desperta a criatividade;

– Aumenta o repertório e vocabulário;

– Desenvolve diversas áreas do cérebro;

– Permite com que as crianças conheçam o mundo;

– Fortalece a capacidade de concentração e atenção;

– Torna as crianças mais críticas e questionadoras;

– Faz com que o livro passe a ser uma companhia.

habito-leitura-principal

Ideias para estimular o hábito da leitura

E para que seu filho desenvolva o hábito da leitura desde cedo, a Escola Grace preparou algumas ideias bem simples e que trazem ótimos resultados. Veja só:

Visitar a Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Paraná é um dos espaços culturais mais importantes do nosso estado. Fundada no ano de 1857, ela oferece ao público mais de 600.000 livros. E o melhor é que a biblioteca tem um lugar feito especialmente para os pequenos. Aliás, eles podem fazer a carteirinha para levar os livros para casa. Basta levar o RG da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais e pagar uma taxa de R$ 3,00. Fica pronto na hora.

Dar livros de presente

Criança adora ganhar brinquedo, não dá pra negar. Mas você pode criar o hábito de presentear seu filho com livros de vez em quando. Não precisa de data especial, uma vez por mês você pode passar na livraria e comprar um exemplar para ele. Não tenha dúvida que ele vai adorar.

habito-leitura-01
habito-leitura-criancas

Ler para a criança

Crianças aprendem imitando o que a gente faz. Aquela velha história de “eduque pelo exemplo” continua mais atual do que nunca. Então, se você criar o hábito de ler sempre para seu filho, pode ter certeza que ele também vai querer ler para imitar você.

Crie uma biblioteca

Organize os livros que o seu filho vai ganhando em um armário no próprio quarto, isso ajuda a mostrar que os pertences são dele e estão sempre disponíveis, bem como que a é responsabilidade pelo espaço também é dele. Além de tudo, deixa o visual super bonito.

Posts recentes

Deixe um comentário

Volta às aulas - Hora de retomar a rotina - Escola GraceMusicalização infantil é mesmo importante - Escola Grace