Adaptação na Educação Infantil

 Em Dicas

Adaptação na Educação Infantil - Escola GraceAs aulas vão começar e a Escola Grace já está pronta para receber nossas crianças os alunos da melhor maneira possível. E elas, será que já estão prontas para retornar para a escola? É natural que nem sempre elas estejam preparadas, por isso, a Escola Grace realiza uma etapa de adaptação na Educação Infantil. Esse momento ajuda às crianças (e também os papais) a começarem bem o ano letivo.

O que é adaptação na educação infantil?

Mas afinal, o que é esse processo de adaptação na Educação Infantil? Como as crianças são bem pequenas e ainda têm uma relação de dependência com os pais, a maior parte deles acaba sentindo falta por passar várias horas sem a presença deles. O período de adaptação serve justamente para que essa transição seja gradual, mais tranquila e sem traumas para os pequenos.

Pensando nisso, nos primeiros dias de aula aconselhamos aos pais das crianças da Educação Infantil que as deixem por um período reduzido de tempo para que ela não sinta tanto a ausência. Com esse processo gradual, naturalmente as crianças vão se acostumando com a nova rotina.

Como os pais podem ajudar nesse processo?

É muito importante que os pais também estejam em sintonia com esse processo de adaptação. Além de deixar os filhos por um tempo mais reduzido, é fundamental que eles confiem na escola e saibam que as crianças estarão bem. Mesmo que elas chorem, você deve transmitir confiança dizendo que vai ser legal, que ela vai ficar bem e que volta em breve para buscá-la. Se os pais não ficam seguros em deixar o filho na escola quando eles choram, essa insegurança é transmitida aos pequenos e tudo fica mais difícil.

Quanto tempo dura a adaptação?

Vale ressaltar que a adaptação não é só o período em que a criança da Educação Infantil fica menos tempo na escola, mas o tempo que ela leva para estar integrada. Isso varia de acordo com cada criança. Mas, em média, em duas semanas os pequenos já estão muito mais a vontade e integrados com o professor, com os colegas e com o ambiente escolar.

Quer saber mais sobre o processo de adaptação na educação infantil? Então entre em contato com a Escola Grace.

Posts recomendados

Deixe um comentário

Musicalização infantil é mesmo importante - Escola GraceInclusão - Como conversar com os filhos sobre os amigos especiais